avatar
São Paulo, SP

Associação Beneficente Benedito Pacheco

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1993. Nosso trabalho é acolher, reintegrar a pessoa em situação de rua ou vulnerabilidade social à sociedade.

Sobre a associação

A REINTEGRA Somos a Associação Beneficente Benedito Pacheco - Reintegra, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1993. Nosso trabalho é acolher, reintegrar a pessoa em situação de rua ou vulnerabilidade social à sociedade.

Temos cerca de 100 voluntários ativos.

Nossas ações envolvem cursos profissionalizantes, encaminhamentos para frente de trabalho, tratamento de dependência química, emissão de certidões de nascimento e casamento, tratamento dentário e oftalmológico para os assistidos em tratamento, transporte e retorno à terra de origem para o re-convívio familiar, entre outros.

Já reintegramos à sociedade mais de 1.100 pessoas.

REINTEGRAÇÃO

Nosso jeito de ser e fazer.

A essência é facilitar o processo de inclusão social, estabelecendo as condições necessárias para que o assistido construa seu alicerce e estabeleça um novo rumo para sua vida. O tratamento é o melhor e único caminho para a recuperação e reabilitação.

Acreditamos em tratamentos mais longos - no mínimo seis meses - tempo necessário para o corpo começar a se reequilibrar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

TURMA DA SOPA

Turma da Sopa foi o apelido carinhosamente dado a nossa instituição pela população de rua. Hoje, distribuímos 200 litros de sopa/dia, além de água e pão de segunda a quinta-feira. Nos primeiros anos distribuíamos em diversos locais e desde 2.000 nos fixamos em um único ponto na região da Bela Vista, onde ocorre até hoje.

DISTRIBUIÇÃO DE COBERTORES NO INVERNO

Realizamos em nosso ponto de entrega de sopa e também de forma aleatória pela cidade de São Paulo.

TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA/QUÍMICA

Encaminhamento a comunidade terapêutica para tratamentos individuais e em grupo.

Acompanhamento diário dos processos de evolução dos assistidos, em conjunto com os terapeutas .

Visita mensal aos assistidos na comunidade terapêutica para orientação em grupo e feedback individual do processo evolutivo.

Após o tratamento, o assistido pode retornar ao convívio familiar ou ser encaminhado para moradia assistida até 2 meses ou sua autonomia.

Durante o tratamento, quando solicitado pelo assistido, reconectamos os vínculos familiares.

Durante o tratamento na comunidade terapêutica o assistido irá adquirir ferramentas para resgatar seu sentimento de pertencimento a sociedade, autoconfiança, tudo que perdeu durante o período de rua.

TRATAMENTO DENTÁRIO E OFTALMOLÓGICO

Visando a evolução positiva da autoestima, fornecemos tratamento dentário e óculos aos assistidos durante a estadia na comunidade terapêutica.

TERRA DE ORIGEM

Retorno ou encaminhamento à terra de origem, após contato com os familiares.