avatar
São Paulo, SP

Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida

Organização que atua há 17 anos com acolhimento de crianças e adolescente, também com serviços para jovens e apoio para pessoas com deficiência.

Sobre a organização

O projeto da Casa do Pequeno Cidadão surge e tem inspiração no movimento pastoral da comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina – SP, idealizado pelo Monsenhor Tarcísio e D. Constança, para dar atendimento a filhos recém-nascidos de detentas do CDP II (Centro de Detenção Provisória) “Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros.

Em julho de 2002, durante uma vistoria de um dos engenheiros no último terreno adquirido para a construção da Casa, foi encontrado no jardim desta residência um berço antigo, desgastado pelo tempo e preso a uma árvore por uma corrente.

Este berço foi restaurado e tornou-se a peça símbolo da Casa, sendo apresentado e estando presente, inclusive, na primeira missa de ação de graças realizada no terreno onde a Casa viria a ser construída.

Em 05/12/2007 a Casa é fundada com a inauguração do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), objetivando dar acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono.

Em 2017 sentimos a necessidade de possuir um espaço para colocarmos o bazar beneficente para acolher melhor as doações que chegam diariamente e foi inaugurado o espaço onde o mesmo funciona atualmente, revertendo integralmente as doações para ajudar financeiramente todas as nossas Casas.

Em 05/12/2018 é fundada nossa terceira unidade, a república masculina. Dessa vez é unidade de acolhida com característica residencial, destinada a atender jovens do sexo masculino, entre 18 e 21 anos, visando à inclusão social, a conquista da autonomia e o exercício de sua cidadania.

Em 05/12/2021 é fundada nossa quarta unidade, o Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD). Uma unidade de apoio à pessoa com deficiência para garantir a inclusão social e seus direitos, com equiparação de oportunidades a partir de suas necessidades individuais.

Em 05/12/2022 é fundada nossa quinta unidade, a república feminina. Unidade de acolhida com característica residencial, destinada a atender jovens do sexo feminino, entre 18 e 21 anos, visando à inclusão social, a conquista da autonomia e o exercício de sua cidadania.

Com o patrocínio da Acer Brasil, em 01/03/2023 é fundada nossa sexta unidade, a Sala Gamer, um serviço de atendimento à crianças, jovens e adultos de nossas unidades, comunidade e centro social da Igreja, de incentivo ao letramento digital.