É uma organização que atua na defesa da garantia de direitos e deveres da criança e do adolescente e famílias em situação de vulnerabilidade social.
**CEDECA OSASCO - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente **
Fundada em 07 de Novembro de 2015 por um grupo de agentes de proteção juvenis, engajados nas pautas da Rede de Proteção da Criança e Adolescente do município.
Esta comunidade é mais conhecida como “Favela da Treze” o localizada Jd. Helena Maria, Bel Jardim, Jd. Elvira - Osasco e Parque Imperial pertencente ao Município de Barueri. Sendo assim, estamos falando de um bairro proporcionalmente grande, subdesenvolvido com muitas áreas irregulares. Vemos diariamente crianças abandonadas circulando nas vias públicas, como pedintes, sem acompanhamento de seu responsável legal, meninas de 14 anos grávidas, inúmeros adolescentes evadidos das escolas, sem perspectivas de obterem qualificação profissional, boa partes se envolvem com uso de drogas se tornando dependentes e acabam praticando furtos e delitos que resultam em internações e restrições de liberdade.
Esta região ficou conhecida como um dos locais mais perigosos, onde ocorreu a maior chacina da história do nosso Município e de toda Região Oeste do Estado de São Paulo, destruindo sonhos e principalmente a vida de centenas de famílias atingidas direta ou indiretamente.
Portanto, o nosso objetivo é transmitir paz, harmonia, esperança, motivação e coragem a estas crianças e adolescentes e seus familiares que tiveram que aprender a lidar com o luto e a possibilidade de melhores oportunidades.
Para alcançar este público, tivemos que desenvolver atividades que propõe atender crianças, adolescentes e seus familiares, favorecendo a valorização do indivíduo e este em seus grupos sociais, a partir de trabalho em equipe, na construção de uma sociedade melhor, através de orientação, atendimento social, psicológico, jurídico, pedagógico, oficinas de atividades, palestras, rodas de conversas e capacitação profissional visando à proteção, prevenção e a integração no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, tendo transformação pessoal e social.
Queremos possibilitar que os jovens vitimizados pela violência social e doméstica encontrem no projeto uma opção de acolhimento, troca de experiências, crescimento e superação do drama vivenciado, em suma uma nova alternativa na perspectiva de qualidade de vida.
Nosso objetivo é prestar atendimento socioassistencial a crianças e adolescentes por meios de projetos, serviços e programas. Atualmente temos Futebol, Dança Livre, Ballet, Capoeira, Ateresanato, Projeto Horta, Rodas de Conversa e Jovens Conectados (Projeto de informática aprovado pelo FUMCAD 002/2019 com o objetivo de desenvolvimento das potencialidades e capacidades ao acesso a informática).
A capacidade diária de atendimento é de 80 crianças e adolescentes a equipe técnica é composta por 01 coordenador, 01 assistente social, 01 professor de capoeira, 01 professora de ballet e dança livre, 02 professores de futebol, 01 pedagoga, 01 instrutor de informática, 02 cozinheiras e 1 estagiária de serviço social.