avatar
Nova Iguaçu, RJ

Centro de Atividades Comunitárias João Custódio - CACJOC

Somos focados nas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Pelo bem-estar, enfrentamento a pobreza e direito de uma infância e juventude protegida.

Sobre a associação

O Centro de Atividades João Custódio (CACJOC) surgiu, como um movimento de moradores da comunidade Jardim Palmares de Nova Iguaçu-RJ, tendo sua fundação no dia 07/04/1991. Esse grupo de moradores, principalmente constituído por mulheres, iniciaram sua intervenção social quando perceberam que sua comunidade tinha muitas crianças nas ruas, ociosas e em situação de riscos sociais. Houve um mutirão comunitário para a construção da primeira sala para atendimento. Junto a comunidade observou que a prioridade era a alfabetização de crianças e adultos, já que não tinham escolas para atendimento da educação infantil e também muitos moradores maiores de idade analfabetos. E com 6 professores voluntários atendeu de forma fixa 32 crianças e 15 adultos. Nesse momento o movimento pretendia dar a oportunidade de preparar crianças e adultos para alfabetização e oportunidade de continuidade de estudos. O Clube de Mães que, através de trabalhos manuais de artesanato, fortaleciam as relações entre as mulheres, bem como um espaço para assuntos como identidade, direitos das mulheres e cidadania. Passando por uma reformulação e com apoio da Visão Mundial, através do Programa Serra de Madureira, a organização atua com foco nas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias pelo bem-estar, enfrentamento a pobreza e direito de uma infância e juventude protegida, beneficiando 2.900 crianças e uma média de 960 famílias nas comunidades de Jardim Palmares, Jardim Nova Era, Jardim Pernambuco e Três Marias, durante os nove anos do Programa Serra de Madureira.

Hoje buscamos a sustentabilidade da instituição através de novas parcerias e redes de apoio através de voluntários.

Oferecemos também curso de empreendedorismo para mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade alimentar e/ou que foram vítimas de enchentes , beneficiando 112 famílias .